Nossas análises de solo são voltadas principalmente para:
ANÁLISE AMBIENTAL DO SOLO
A análise ambiental solo é um serviço que identifica possíveis áreas que necessitem de atitudes ambientais corretivas. Essa análise é solicitada principalmente para locais que apresentam suspeita de contaminação. O serviço também pode mostrar os possíveis impactos causados por atividades humanas. Com essa finalidade o laboratório detém no seu escopo as análises de parâmetros, tais como:
- VOC – compostos orgânicos voláteis;
- SVOC – compostos orgânicos semivoláteis;
- TPH – hidrocarbonetos totais de petróleo;
- PAH – hidrocarbonetos policíclicos aromáticos;
- Pesticidas organoclorados e fosforados ;
- Óleos e graxas;
- Metais pesados, entre outros.
ANÁLISE FÍSICO - QUÍMICA DO SOLO PARA CULTURAS AGRÍCULAS
Os solos precisam ter uma quantidade de nutrientes para um melhor desempenho na produção dos inúmeros tipos de cultura. Com a análise química de micronutrientes, macronutrientes e acidez que o LAPEF realiza é possível determinar a quantidade de nutrientes no solo e com os resultados dessa análise conseguir repor o que falta de nutriente para a produção da cultura. Desta forma, sabendo quais nutrientes estão em nível adequado e quais estão em baixo nível para a cultura, aumentando as chances de sucesso e lucro. A análise física do solo não pode ficar de fora desse contexto e para isso contamos com análises:
- Granulométrica
- Classe Textural;
- Permeabilidade e outras.
A contaminação da água deve ser monitorada, e sua medição pode ser exigida por lei para o seu setor. Nossa análise da água pode ajudá-lo a determinar os níveis de poluentes ambientais e desenvolver um plano de purificação, se necessário.
Para ter um bom gerenciamento ambiental, que ajude seu negócio a inovar e melhorar seu desempenho ambiental, ligue hoje mesmo para nossas equipes credenciadas de análises laboratoriais.
LABORATÓRIO DE SOLO
Equipado para recebimento e execução dos ensaios físicos e químicos das amostras de solo que são realizadas em conformidade com os manuais da Embrapa, normas ABNT e outros procedimentos nacionais e internacionais validados.
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Nosso Laboratório de Microbiologia foi equipado e estruturado em conformidade com as normas legais e técnicas necessárias para um bom funcionamento de um laboratório de microbiologia, garantido segurança das amostras, resultados e colaboradores.
Realizamos ensaios de determinação e quantificação de microrganismos em matrizes de água e efluentes, de acordo com a necessidade do cliente e legislações pertinentes.
As análises são realizadas seguindo as metodologias das principais referências mundiais (APHA, EPA, Farmacopeias, SMWW, ANVISA, entre outros). Com rígido sistema de controle de qualidade, atendendo os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005. Propiciando qualidade e agilidade na liberação dos resultados.
SALA DE BALANÇAS
A sala de balanças é um espaço do laboratório utilizado para procedimentos de pesagem que requerem maior confiabilidade e precisão de resultados. O laboratório LAPEF dispõe desse espaço com balanças homologadas pelo INMETRO, ajustadas e com calibrações realizadas por laboratórios pertencentes a Rede Brasileira de Calibração – RBC, Propiciando maior confiabilidade e precisão nas análises gravimétricas, tais como: determinação das séries sólidos, Óleos e graxas, teor de umidade e outras do gênero
SALA DE REAGENTES
O LAPEF é Autorizado pela Policia Federal e Exército Brasileiro para compra de reagentes controlados. O laboratório não mede esforços para adquirir os melhores insumos do mercado que tenham qualidade comprovada. O correto manuseio e armazenamento desses produtos além de garantir segurança, vai assegurar estabilidade, impedindo alterações nas suas características que poderia implicar em erros futuros. Preocupado com a qualidade dos seus resultados o LAPEF disponibiliza de ambientes específicos para armazenamento, dotados de todas as condições exigidas pelos fabricantes.
SALA QUENTE
A sala quente é um ambiente do laboratório destinado para procedimentos e análises que envolvem temperaturas elevadas, tais como: secagem, calcinação, destilação, digestão e outras. Além de ser projetada para oferecer maior segurança, a sala quente separa os equipemos que geram calor daqueles que não podem sofrer influência de altas temperaturas resguardando assim a validade dos seus resultados e qualidade das análises.